sábado, 4 de abril de 2009

O tratado A origem das espécies -- fonte (google) Análise de um crítico


O princípio da evolução postula que as espécies que habitaram e habitam o nosso planeta não foram criadas independentemente, mas descendem umas das outras, ou seja, estão ligadas por laços evolutivos. Esta transformação, denominada evolução das espécies, foi apresentada e explicada satisfatoriamente por Charles Darwin, no seu tratado A origem das espécies, em 1859.

A base da evolução biológica é a existência da variedade, ou seja, as diferenças individuais entre os organismos de uma mesma espécie. Na grande maioria das vezes, os indivíduos produzem uma grande quantidade de descendentes, dos quais apenas uma parte sobrevive até a fase adulta. Assim, por exemplo, a cada ano, o salmão põe milhares de ovos, uma ave produz vários filhotes,. No entanto, as populações das espécies em um ecossistema em equilíbrio não crescem indiscriminadamente. Isto significa que os indivíduos são selecionados na natureza, de acordo com suas características. Freqüentemente menos de 10 % da prole sobrevive. Os indivíduos que apresentarem características vantajosas para a sua sobrevivência, como por exemplo, maior capacidade de conseguir alimento, maior eficiência reprodutiva, maior agilidade na fuga de predadores, têm maior chance de sobreviver até a idade reprodutiva, na qual irá passar estas características individuais vantajosas à prole. Isto ocorre porque todas as características estão imprensas nos genes do indivíduo. Este é o princípio da seleção natural de Darwin.

Um comentário:

  1. Charles Darwin me mostra ser um homem fantástico, pois até os que o critica é também fascinado por ele! A inteligência e a curiosidade dele descobriram coisas que hoje não saberíamos como seria se não fosse ele. A dedicação dele em viajar por diversas partes do globo com a mente aberta apenas observando as coisas e chegar à Inglaterra e ir juntando as peças como se fosse um quebra-cabeça teve uma primeira idéia da evolução humana. Graças a ele podemos ter uma idéia de quem somos e de onde viemos.

    Comentário feito por: Luziáurea carneiro santos.

    ResponderExcluir